10 abril 2013

Sorrir, rir e partir o coco a rir!

Devo dizer que, apesar de fumadora, noctivaga (no sentido em que gosto de me deitar tarde e acordar tarde ao contrário do que reza aquela famoso ditado que diz "deitar cedo e cedo erguer..."), pouco virada para o exercício fisico (hoje em dia), stressada e imparável, devo ser das pessoas mais saudáveis do planeta. Sim, porque sou daquelas que tem ataques de riso incontroláveis. Já cheguei inclusivamente a ter de desligar um telefone, ainda que antes do destinatário da chamada ter atendido, porque não conseguia parar de rir.



O último ataque foi este fim-de-semana quando voltei ao Teatro Rápido (de que já vos aqui falei... gosto mesmo daquilo)! Agora imaginem... Um teatro de 15 minutos, numa sala do tamanho de um quarto (pronto, pronto... de uma suite...), com apenas uma fila de lugares (ou seja mesmo em cima da actriz que nos presenteava com um monólogo) e eu fiquei sentada ao lado de uma amiga que tem o mesmo problema que eu (segundo ela... até mais grave... daqueles que quase chega à incontinência) e começo a rir! O problema mesmo foi parar... Quando uma estava quase séria a outra voltava ao ataque e... Até lágrimas me escorriam pela cara. Embaraçada tentava controlar a todo o custo este ataque e só pensava ainda bem que a peça é cómica... OMG! (para quem quiser rir a peça chama-se "Cinderela a Dias" e está no Teatro Rápido durante o mês de Abril)

Adoro sorrir, rir e tenho tendência a partir o coco a rir... Se passar da hora de deitar então... Eu que não bebo fico mais bêbeda que um alcoólico et voilá... Ataque de riso de 10 minutos na certa!
Mas não é tão bom contagiar os outros e animar dias e noites sem ter de recorrer a qualquer criador de riso (como o álcool)?

Bem... para verem como eu sou saudável, deixo-vos com o que encontrei sobre o benefício do riso para a saúde:




  • Um estudo recente  (pelo menos era o que dizia o site onde li isto, mas como não indicava data da publicação, não sei se ainda é assim tão recente), publicado no Geriatrics and Gerontology International, indica que  a terapia do riso reduziu a depressão em pacientes idosos. (Calculo que também resulte com os menos idosos).
  • O riso melhora a qualidade do sono e reduz as insónias. (A qualidade do sono comprovo... costumo dormir muito bem, mas as insónias??? Às vezes levo horas a entrar no sono de qualidade!!!)
  • Um estudo revelado na publicação Espanhola Revista de Enfermeria informa que o riso reduz as dores crónicas do sistema músculo-esquelético (pena não reduzir as enxaquecas, mal que me afecta de quando a quando).
  • Segundo a Medicina Chinesa, rir regularmente estimula a circulação sanguínea, desbloqueia o fígado e o coração.
  • Rir com outras pessoas ajuda a criar laços mais profundos com elas. (Por isso todos me adoram ahahahah)
  • O riso alivia o stress, ajudando a reduzir o cortisol induzido. (Daí eu viver tão bem com o meu stress natural, um impulsionador para fazer coisas, no meu caso)!
  • Rir fortalece o sistema imunitário, evitando infecções. 

  • Pronto... I rest my case! Sou uma das mais saudáveis pessoas do planeta.
    E agora? Ficaram com vontade só de sorrir, de rir ou de partir o coco a rir???!


    * Foto: Google





    Sem comentários:

    Enviar um comentário