30 novembro 2012

Smart casual - o dress code ideal para as festas de natal!






Dezembro está mesmo aí à porta e trás com ele os milhares de jantares de natal. Há os jantares com amigos, com o pessoal da faculdade, com o grupo do ginásio, etc. etc... e, no meio deles, não falha o jantar de natal da empresa.

Quando trabalhamos em ambientes com dress code descontraido, não é no jantar de natal que este se vai tornar um problema, mas, se pelo contrário, estão obrigados a andar de fatinho, há que ter especial atenção ao que vestir nesta noite. Se o convite mencionar a indumentária apropriada, é obrigatório respeitar, caso seja omisso, o melhor é optar por um look que não comprometa - o "smart casual"!

O passar dos tempos aligeirou bastante a formalidade no vestir e hoje em dia dia é raro ter ocasião para usar um smoking, fraque ou vestido de gala. Adoramos andar vestidos de forma simples e confortável, mas, na minha opinião, perdeu-se muita da elegância que as fotografias antigas nos transmitem. Protocolo deu lugar a dress code, o termo "traje de passeio" caíu em desuso e expressões como "business casual" ou "smart casual" estão agora muito na moda! Mas afinal, o que é que querem realmente dizer??

Na verdade, nenhuma das duas expressões está formalmente definida, dando por isso muita margem para interpretações, de tal forma que os dois acabam por se cruzar bastante. A grande diferença entre os dois é que o "business casual" é mais clássico e o "smart casual" é mais trendy, mais na moda, mais estiloso! Tanto num caso como no outro, o "casual" não significa exactamente casual, pelo menos não no sentido lato da palavra. O objectivo é ficar com um ar arranjado mas não forçado, confortável mas elegante. 

Começo pelos homens, já que no que toca a dress codes oficiais são eles que ditam as regras, vestindo-se as mulheres em concordancia. Calças de ganga são permitidas, desde que sejam escuras e de corte clássico, bem conjugadas com camisa e blazer, mas calças chinos são uma opção mais segura! Gravatas ou laços são super stylish, e podem dispensar o blazer, substituindo-o por um casaco ou camisola de malha. As camisas lisas tornam o visual mais elegante. Nos pés, mocassins, loafers ou oxford shoes são as melhores opções.

No mundo feminino as coisas são bem mais fáceis, em último caso damos uso à máxima "Com um vestido preto, nunca me comprometo!" e lá sai do armário o LBD. Mas atenção! Há milhares de modelos de vestidos de fazem a festa, tantos que nem me atrevo a enumerá-los, mas cuidado com os decotes e as mini-saias... Podem optar por calças de ganga seguindo as mesmas regras que os homens - camisa e blazer - ou conjugando com um top ou camisola mais chique. Calças pretas são uma boa alternativa à ganga. Nos pézinhos, pumps, botas, sabrinas... You name it! Uns saltos ficam sempre bem, mas felizmente hoje em dia há muitas opções rasas mas elegantes. Os acessórios podem fazer ou arruinar um look, por isso se o outfit for arrojado, os acessórios devem ser simples, porém, se o outfit for simples escolham acessórios que marquem a diferença!

Divirtam-se, estão prontos para a festa!

Mi.

3 comentários:

  1. E eu que passo o Natal sempre a tremelicar de frio e debaixo do meu roupão de lã polar... acho que não é lá muito chic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que tenhas o coração quente, acho que estás bem! Não é isso o que mais importa?

      Beijinhos,

      Mi.

      Eliminar
  2. UU "LÁ" "LÁ" ;)

    ResponderEliminar