09 novembro 2012

DIY: Tapete em trapilho

Já estava na hora de mais um DIY e para verem que os há para todos os gostos, desta vez vou mostrar-vos como fazer um tapete com trapilho. Podem escolher a(s) cor(es) e o tamanho, o método é sempre o mesmo! O meu é pequeno, porque queria um tapete para a cozinha, mas fiquei com vontade de fazer um grande!


Material (Para um tapete de 85cm x 40cm):

- 2 rolos de trapilho (usei 3 porque queria 3 cores, mas sobrou bastante)
- tesoura
- fita métrica
- agulha e linha (da cor do trapilho)
- 1 tubo de cola de contacto (uso a marca Patex, mas não é obrigatório!)
- 1 tapete de borracha cortado ao tamanho que quiserem (escolham um sem buracos)

Não vou entrar em grandes detalhes de medidas pois isso vai depender do que quiserem fazer.

1- Fazer 1 trança simples com trapilho, do comprimento que querem que o tapete tenha, mais uma folga (rematar com linha).

2- Desfazer essa trança e medir, para usar como referencia, e cortar pedaços de trapilho com esse comprimento (muitos, precisam de 3 por trança!!)

3- Fazer MUITAS tranças, juntando as várias cores de trapilho que escolheram. Eu não queria um padrão, por isso fui misturando aleatoriamente.

4- Dispôr as tranças todas no chão a simular o tapete. Assim podem não só ver se já têm as suficientes para o vosso tapete como também escolher como as querem combinar. 




Já têm as suficientes? Então a primeitra parte está terminada. Ainda não? Então toca a fazer mais tranças! No processo descobri que para mim é bastante terapeutico... 

Depois é passar à colagem. É muito importante seguir as instruções da cola e, antes de começar a colar, fazer um teste no tapete de borracha pois a cola de contacto pode derreter alguns materiais. Eu não tive problema, mas vale a pena fazer o teste. As instruções gerais da cola de contacto são: 

1- Pôr cola nas 2 superficies a colar

2- Esperar uns 15 minutos 

3- Sobrepôr as superficies a colar e pressionar durante uns segundos.



E depois de todas as tranças coladas, bem juntinhas, ja só falta rematar. A minha ideia era voltar a coser os finais das tranças e cortar as franjinhas todas iguais mas acabei por gostar do aspecto inacabado e resolvi deixar exactamente como estava, com umas tranças maiores que as outras e as franjas todas desencontradas! Também podem virar o tapete ao contrário e colar as pontas, para não ficar com franjinhas.

 Adorei o resultado final! Fiquei com vontade de fazer um mais sóbrio para o quarto, só com 1 ou 2 cores. Adorei a textura e o processo foi super relaxante... trancinhas, trancinhas, trancinhas! 

O próximo DIY é natalicio... esperem para ver!

Mãos à obra!

Mi.


*Fotos: Mi.



4 comentários:

  1. Bom dia, sabe-me dizer onde comprar o tapete de borracha? obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pode comprar em qualquer drogaria, aki (ou lojas similares) e nas lojas dos chineses. Como não vai ficar à vista não precisa de ser bonito!

      Depois envie fotografia para domisolblog@gmail.com, queremos ver o resultado!!!

      Beijinhos,

      Mi.

      Eliminar
  2. Sou nova por aqui;) mas adorei, e o talete é espectacular;)
    O trapilho vende se nas retrosarias certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem-vinda!!

      Também há trapilho nas retrosarias, mas o sitio mais barato (e com mais variedade) é mesmo nas lojas dos chineses... Detesto recomendar lojas não portuguesas, mas não posso mentir.

      Depois envie fotos do seu tapete para domisolblog@gmail.com! Queremos ver!

      Beijinhos,

      Mi.

      Eliminar