25 outubro 2012

Cogumelos recheados com alheira e nozes. Hummm...

O fim de semana passado fui jantar a casa de uns amigos e fiquei de levar uma entrada. Ía sair de casa cedo pois ainda tinha que passar numa festa à tarde por isso precisava de uma entrada que pudesse fazer em casa e que se aguentasse no carro durante a tarde, para depois aquecer em casa da I. e do F. e que não perdesse a graça. Assim surgiu esta receita e foi uma aposta vencedora! Certamente a repetir...

Cogumelos recheados com alheira e noz em cama de grelos salteados


Ingredientes: cogumelos, alheira, nozes, grelos (usei de couve), alho, azeite e pão ralado q.b.

1- Pré-aquecer o forno a 200º.

2- Lavar muito bem os cogumelos, retirar o pé e reservar. Partir as nozes grosseiramente e reservar. Lavar bem os grelos e cortar em tirinhas fininhas. Reservar.

3- Retirar a pele da alheira e os pedaços grandes de gordura e misturar as nozes. Rechear os cogumelos com a mistura da alheira, arredondando com a palma da mão. Depois, passar a parte de cima dos cogumelos (ou seja, o recheio!), por pão ralado, como na foto abaixo.

 4- Dispôr os cogumelos já recheados num pirex ou tabuleiro e cozinhar em forno médio durante cerca de 20 minutos. (Em baixo, fotos do antes e depois)
 
5- Fritar 1 ou 2 dentes de alho bem picadinho em azeite e saltear os grelos. Se quiserem acelerar o processo podem dar uma cozedura rápida aos grelos antes de os saltear. 

Levei os grelos já preparados mas salteei-os na hora e é claro que com a animação de um jantar de amigos me esqueci de tirar fotografias!!! Shame on me... O que vos posso garantir é que toda a gente adorou e foi a abertura perfeita para a maravilhosa feijoada da I... Fechámos com mousse de chocolate. Foi uma noite fantástica, boa comida, bons amigos e muita risota!

Dúvidas? Já sabem, deixei num comentário abaixo ou mandem mail. :-)

Boas entradas! (Ai não, espera... isso é só no ano novo... ahahah)

Mi.

1 comentário: