30 outubro 2012

Agora só não se come o pão com bolor!

De sábias palavras a senhora que 3 vezes por semana, quando não quatro, toma conta de mim, do meu marido, da nossa cadela e, acima de tudo e todos, do nosso baby, a senhora que nos arruma a casa e já faz parte dela e da família, dizia-me "Menina, agora não pode desperdiçar... Não compre tanto porque as verduras estragam-se e agora... temos de poupar... agora come-se o pão todo... só se deixa se tiver bolor!"


Sábias palavras de uma sábia senhora que aprendeu com a vida, com a força do trabalho e que já nos setentas tem mais força que eu nos trintas! Sábias palavras de quem passou por muito e começou a trabalhar ainda criança... Sábias palavras de quem conheceu realidades que desconheço, das quais só ouvi falar, vi em filmes ou li em livros!
 
Não me interessa aqui referir culpas ou analisar se esta virose que atingiu o nosso país, esta infecção europeia está ou não a ser mal resolvida. Este não é um espaço político ou de polítiquices...
Interessa-me apenas contar as sábias palavras de quem já foi privado e no entanto sabe ser a mais generosa das pessoas! As palavras que me ficaram a ecoar na cabeça, a ameaçar o meu sono e a fazer-me temer o futuro!
 
O futuro que gostaria de dar sem restrições ao meu filho, igual ao passado que tive! Um futuro em que ele não tenha de vir a conhecer tais sábias palavras... Sim, porque quero que saiba o valor das coisas, mas não do pão de ontem, muito menos do com bolor! 
Quero dar-lhe croissants!

Dó.

2 comentários:

  1. Não há mal nenhum em comer o "pão de ontem", pode sempre fazer torradas, bruschetas açorda, pudim de pão, pão ralado, quadradinhos de pão frito ou torrado para pôr na sopa.

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro torradas (é o meu pequeno-almoço todos os dias) e açorda... ui, que tentação... Mas com o pão de ontem (vá... quando é resistente com o de anteontem no máximo)!
    Quanto aos quadradinhos de pão frito... sou honesta, costumo comprar os croutons de uma marca branca muito conhecida que é muito mais fácil... Ah... e como infelizmente não sou fã de sopa, ponho na salada.



    ResponderEliminar