31 julho 2012

Pulseira de alfinetes


Este fim de semana resolvemos fazer bricolage cá em casa. Desta vez o projecto era complicado e acabou por sobrar para o marido… Mas enquanto ele se dedicou à carpintaria eu resolvi abrir a caixa de costura. Eis senão quando… olhei para os alfinetes, fechei a caixa de costura e fui buscar o material para fazer uma pulseira. É muito fácil e fica linda! Se quiserem uma igual, basta seguirem os passos abaixo.

  
 1-     Material necessário:

                   - 1 fecho de pulseira (escolham um que consigam fechar sozinhas)
                   - 17 alfinetes 2,5cm
                   - 61 contas de  Ǿ 0,5cm (eu usei sementes, mas para as furar… drama!)
                   - Fio de nylon

2-     Enfiar uma conta em cada alfinete. Se virem que os alfinetes abrem facilmente com a conta já enfiada, podem fechá-los com um alicate, mas se seguirem as medidas não deve ser preciso.

 
 

3-     Enfiar no fio de nylon as contas e os alfinetes (pela argolinha), alternadamente. Atenção para os alfinetes ficarem todos na mesma direcção!


4-     Quando chegarem ao último alfinete, enfiem 3 contas, depois o fecho, mais três contas e passem para as cabeças dos alfinetes, também alternadas com contas.
5-     Quando chegarem ao fim, enfiem o resto das contas para ficarem 3 de cada lado, enfiem a outra metade do fecho e dêem um nó, de forma a ficar escondido na argolinha do fecho. Para rematar, voltem a enfiar o fio de nylon nas primeiras 2 ou 3 contas e cortem as pontas. Et voilá!



A minha ficou com 18 cm. Meçam o vosso pulso e se quiserem mais justa ou mais larga basta retirar ou acrescentar mais alfinetes (+3 contas por cada alfinete).
Em relação ao fecho, não é impressão vossa, o que usei é diferente do que inicialmente fotografei… Normalmente em pulseiras uso fechos como o da primeira fotografia, por serem super práticos, mas a meio do processo lembrei-me que tinha o fecho da flor à espera de uma pulseira especial e resolvi usar.

Espero que gostem e se sintam inspiradas. Leva cerca de 20 minutos a fazer e o sucesso é garantido!

Gostam??

Mi.

4 comentários:

  1. Vou experimentar, mas estou a pensar usar missangas de cores. Acho que vai ficar muito giro.
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Fica linda! Já fiz outras peças no mesmo género com contas de imensas cores e ficaram MUITO giras!

    Qualquer dúvida, é só perguntar.

    Mi

    ResponderEliminar