25 julho 2012

O professor da História de Portugal

Com maior ou menor acolhimento entre os historiadores portugueses, há um lugar que não pode deixar de ser atribuído ao Prof. José Hermano Saraiva: o de grande divulgador público da História de Portugal!!

A sua maneira tão característica de apresentar os factos históricos portugueses fez com que muitas tenham sido as imitações que lhe foram feitas e que ninguém tenha ficado indiferente ao seu desaparecimento.

E se muitos o reconheciam, simplesmente, pelo seu modo único de falar de história, muitos serão aqueles que desconhecem que, além de historiador, foi também professor, advogado e Ministro da Educação.

Bom ou mau não vos sei dizer.. assim como os meus conhecimentos de história não me permitem confirmar o tão ouvido boato de que muitas vezes gostava de "fantasiar", para tornar os acontecimentos mais "apetecíveis".

O que aqui vos posso afirmar é que, a seguir ao meu Pai - também ele homem de História e amante assumido da História de Portugal - este foi (e será?), para mim, o eterno professor da História de Portugal!!

"E foi aqui".. que lhe prestei a devida homenagem, pelo contributo público que fez a este nosso Portugal, tão pequeno em tamanho, mas tão grande em História!!

sol.

*Foto: Google

Sem comentários:

Enviar um comentário