10 agosto 2012

Romeu e Julieta na Quinta da Regaleira: O cenário idilico para um amor eterno


Adoro Sintra! As praias, as caminhadas, os travesseiros, a feira de São Pedro, o Castelo dos Mouros, o Palácio Seteais, Monserrate, Pena, and so on…  Há qualquer coisa de místico e inebriante naqueles caminhos, nos cheiros, no ar e na neblina que tantas vez envolve as noites da serra dando azo a fantasias e histórias de encantar.
A quinta da Regaleira é um dos sítios mais místicos deste lugar encantado… Entre os jardins, os túneis, labirintos e poços, sou capaz de me perder dias inteiros, vagueando sem destino e bebendo toda a beleza daquele lugar. À noite, torna-se ainda mais majestosa e chega a causar-me arrepios! Aquele desconforto bom de quando temos uma experiencia única e tão diferente da nossa rotina.

Quando uma amiga me perguntou se queria ir assistir à peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare na Regaleira, podem imaginar o que me passou pela cabeça: Regaleira? À noite? Romeu e Julieta?? Qual é a dúvida??? E lá fomos nós, super entusiasmadas.


A peça é apresentada pela Fundação Cultursintra e bYfurcação teatro. A história não é nova para ninguém, mas o cenário natural da quinta da Regaleira traz-lhe uma magia impossível de reproduzir num teatro fechado. Tal como na primeira apresentação da peça, em finais do século XVI, todos os actores são homens, mas abriram duas excepções: Julieta e o seu alter ego. De salientar é a incrível prestação “da” ama. Para mim, o melhor actor em cena, a conferir à sua personagem maneirismos hilariantes!


A peça começa no café da quinta, onde o pai de Julieta nos recebe, introduzindo-nos no contexto e convidando-nos para uma festa… A partir daí, somos encaminhados pelo staff para os vários locais em que a acção decorre. Fiquei com pena que não tenhamos explorado mais a quinta, grande parte da peça decorre no mesmo sítio… Bom, mas não vos vou contar mais para não estragar a experiencia!



Até ao dia 28 de Outubro, Capuletos e Montéquios recebem-nos na Regaleira, todas as Quintas, Sextas, Sábados e Domingos, às 22h.

Algumas recomendações:

                - Agasalhem-se! Em Sintra à noite está sempre MUITO frio;

                - Levem calçado confortável (e quente! Não é demais lembrar);

                - Vão cedo, é difícil estacionar e podem sempre tomar um café na quinta;

                - Liguem para reservar bilhetes, tem esgotado (219 106 650)


Divirtam-se…

Mi.

2 comentários: