24 agosto 2012

Risoto de bróculos com salmão grelhado

Ontem armei-me em chef Ramsey e inventei esta receita. Adorei e o risoto e o salmão ligam na perfeição.


Ingredientes:

- 1L água
- 1 cubo Knorr de galinha
- 150ml Vinho branco
- Arroz de risoto (eu uso carnaroli)
- 1 molho de bróculos
- 1 filete salmão
- 1 clh sopa manteiga
- Azeite q.b.
- Queijo parmesão ralado q.b.
- 1 cebola
- 2 dentes de alho

Antes de mais, aviso que eu cozinho “a olho”, pelo que as quantidades da receita são só indicativas… Outra nota importante é que o risoto deve ser feito numa frigideira e não num tacho. O nível do lume deverá ser médio, para manter sempre o risoto numa fervura lenta.


1-      Fazer um caldo de galinha com a água a ferver e o cubo Knorr (e reservar). Cozer os bróculos e triturar, para ficar puré (e reservar). Picar bem a cebola e o alho e refogar com azeite. Aquecer bem a chapa e pôr o salmão a grelhar.


2-      Quando a cebola estiver mole e mais translúcida, adicionar o arroz ao refogado, sem parar de mexer, para não queimar. Quando o arroz estiver frito, regar com o vinho branco, até cobrir o arroz.


3-      Depois desta fase, ir adicionando aos poucos o caldo ao risoto, sempre por forma a “afogar” o arroz e ir sempre mexendo bem. A meio do processo, acrescentar ao risoto o puré de bróculos.  Virar o salmão.


4-      Para saber se está pronto, o melhor é ir provando! O arroz deve ficar mole por fora e al dente no meio.

5-      Quando estiver quase, quase pronto, adicionar a manteiga e uma quantidade generosa de queijo parmesão, isto vai deixa-lo muito cremoso.

E já está! Esta foi a minha primeira tentativa e ficou óptimo, mas há sempre margem para melhorar!

Bons cozinhados,

Mi.

2 comentários: