01 maio 2013

Crianças activas, crianças felizes!

É impressão minha ou os miudos agora nascem já com um "chip" diferente? Aos 2 ou 3 anos usam tablets e os telemóveis já não têm segredos, enfim, "dominam" a tecnologia... É assustador! Por outro lado, a oferta televisiva é enorme. Quando eu era criança havia a tão ansiada hora dos desenhos animados, agora há nem sei quantos canais dedicados aos mais pequenos 24h por dia.

Em paralelo, brincar na rua deixou de ser uma opção... Os pais bem fazem um esforço para levar as crianças ao parque, mas com o ritmo em que vivemos, a maioria não consegue passar tanto tempo a brincar com os filhos como gostaria.

E porque é que vos falo nisto... Tenho uma amiga farmaceutica que no outro dia comentou comigo que nunca vendeu tantos medicamentos para a hiperactividade como agora... Levantei o tema em várias circulos e em todos alguém conhecia pelo menos um caso de crianças ditas hiperactivas, com sindrome do défice de atenção ou coisa do género.

Ora se nós, adultos, precisamos de gastar energia, as crianças mais ainda! Se tantas vezes sentimos falta de concentração, imaginem uma criança! Será que este surto de hiperactividade não se deve apenas ao estilo de vida de tantas crianças? Ao facto de não correrem, não gastarem energia? Será que não se resolvia o problema com desporto, em vez de medicamentos? Não quero aqui apontar o dedo a ninguém, não sou mãe e mesmo assim não tenho tempo para nada, por isso compreendo perfeitamente que os pais quando saem dos empregos e vão buscar as crianças as ponham a ver televisão para conseguirem fazer jantar, tratar da roupa, etc., mas confesso que tudo isto me assusta... Onde é que este mundo vai parar??

Toca a mexer!

Mi.

Sem comentários:

Enviar um comentário