02 maio 2013

Coisas do Ministério dos Negócios Estrangeiro

Ontem os resultados de um (?) já famoso teste de Cultura Geral foram capa de jornal!!

"E porque raio este teste já era famoso e porque raio os resultados do mesmo foram capa de jornal?". 

Ora, bem fácil!!

Para responder à primeira pergunta, digo-vos, antes de mais, que era um teste (o primeiro de cinco, na verdade!!) elaborado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para o ingresso na categoria de Adido de Embaixada. Depois digo-vos que se realizou no dia 16 de Março e que os candidatos tiveram que estar no local às 9h, para os mandarem "tomar um cafézinho" até às 9h30 e, depois da entrada na sala a esta hora, permanecerem sentados e em silêncio até ao início da prova, que aconteceu às 10h30.. O exame (de escolha múltipla) tinha que ser entregue sem rasuras e era obrigatória, igualmente, a entrega da folha de rascunho. Entre outras regras, não era permitida, de forma alguma, a troca da folha de exame.

Pois.. mas os senhores cheios de si e de botões de punho reluzentes, com cheiro intenso a perfume (que leram as instruções em voz alta - não fosse lá estar algum analfabeto - e que tinham dúvidas sobre a utilização de corrector!!) não entenderam esta regra e trocaram folhas de exame a pedido dos candidatos. Isto, pelo menos, oficialmente!!

Se foi por este motivo ou outro, a verdade é que o exame se repetiu 20 de Abril, por não terem sido asseguradas as condições de igualdade entre todos os candidatos (resta saber quais!!).. E, se o primeiro exame incluía questões que em nada se revelavam essenciais à categoria de adido de embaixada (ou de qualquer outra, diga-se!), o segundo já se aproximou um bocadinho mais da realidade.. Ainda assim, dos mais de 2200 candidatos, só passaram 44.. e esta é a resposta para a segunda pergunta!! (imaginem quantos terão passado no primeiro!!)

Há uma questão que me belisca imediatamente o cérebro é: ou as questões não eram assim tão essenciais quanto foi afirmado, ou isto são "coisas do Ministério dos Negócios Estrangeiros"!!

E eu não quero acreditar em "coisas", pero las hay, las hay!!




sol.

*Foto: Google

Sem comentários:

Enviar um comentário