07 março 2013

Eu fui à Gulbenkian e vi maminhas!!



Tenho um amigo que é um grande maluco (mas daqueles bons!) e um frequentador assíduo dos concertos da Gulbenkian. Pode mesmo dizer-se que os bilhetes que tem são para toda a temporada.. aliás, para todas as temporadas, uma vez que este é um vício que o "corrompe" já há vários anos!!

Depois de desafios constantes e da minha agenda (e a minha vontade, por vezes! afinal lembrava-me das muitas "secas" que os meus pais e tios me tinham dado em criança..) não se coadunar com os concertos em que solicitava a minha companhia com o intuito de me apresentar "um mundo completamente novo", lá cedi no passado dia 21 de Fevereiro.

Encostei a constipação à box, vesti uma camisola de gola alta e um casaco de peles (falso, claro está!) e calcei as luvas. Dirigi-me à Gulbenkian e, assim que lá cheguei, tentei, em vão, avistar algum familiar ou conhecido (ia certamente ficar orgulhoso de me ver por ali!). Depois de todos se sentarem, escolhemos os melhores lugares ainda livres. Últimas gargalhadas, últimos comentários - V.: "Parece que este é meio religioso!" Sol.: "Óptimo! Eu sou uma pessoa religiosa!" - e última hipótese para tossir.

Silêncio.

Silêncio absoluto. Quem tossia levava um shiuuuu imediato. (deixei de ter tosse nesse momento!!)

Avista-se a orquestra. Em cima desta, num palco, estão algumas pessoas. E o coro? Aparece atrás de uma cortina semi-transparente.

Le Martyre de Saint Sébastien..

A orquestra e o coro - únicos elementos que achei que ia ver! - são interrompidos pelos actores-cantores que narram a história, a falar ou a cantar, com roupas absolutamente contemporâneas. Os vídeos que também se juntam a esta festa são, na sua maioria, imagens de tatuagens a serem feitas - ao jeito actual e não àquele em que eram feitas na altura em que São Sebastião foi martirizado.

Por fim, e depois da confusão instalada na minha cabeça (imaginem como estaria a das pessoas de mais idade, habitués destes concertos e que compram bilhetes para toda a época!!), a personagem da empregada revela-se afinal a segunda mais importante. São Sebastião passa a iluminação do local onde aquela se açoita com flores, depois de ter retirado a roupa que lhe tapava a parte de cima do corpo.

Uma mulher loira, descalça, só de calças, a açoitar-se virada para o público. Durante cinco ou mais minutos, flores e maminhas ocuparam todo o espaço visual de toda e qualquer pessoa que não tenha tapado os olhos. Acompanhadas de silêncio absoluto..

Noventa minutos depois da minha entrada numa sala para assistir a um concerto de música clássica, termina assim a minha aventura. V.: "Por muito que tenha sonhado, nunca imaginei um dia ver maminhas num concerto clássico da Gulbenkian!" Sol.: "As minhas expectativas foram defraudadas.. agora tens que me trazer a um concerto verdadeiramente clássico!!". Atrás de nós, uma senhora de meia idade soltava o ataque de riso que tinha contido durante todo o concerto.. e eu, contagiada, acompanhei-a!!

Para todos os que não se deixam entusiasmar com os concertos da Gulbenkian, repensem a vossa posição. Principalmente os homens.. iam gostar de ver aquelas maminhas!! O V. confirma, não é V.?

sol.

*Foto: Gulbenkian

1 comentário:

  1. Isto sim são maminhas num concerto: http://www.youtube.com/watch?v=16cWiWj--8E

    ResponderEliminar