14 março 2013

É rápido, é barato e dá milhões... de boa disposição e cultura!


Eu gosto de teatro! Ele até gosta de teatro! Ela aprecia teatro! Eles não têm paciência para teatro.

Como tantas vezes ouvimos, as salas de teatro até têm público. O problema é que, por vezes, são as moscas que se deleitam com as peças que os actores passaram meses a ensaiar sobre o olhar atento dos encenadores.
As desculpas para tal são inúmeras, mas as mais comuns de ouvir são: "É chato", "é muito longo", "é caro"!

Quanto às duas primeiras nada a dizer. Há realmente peças demasiado longas e há realmente outras, ou até as mesmas, demasiado enfadonhas. Mas não generalizemos... Estas são talvez a excepção. Compreendo que nem todos tenham paciência para Shakespeare ou Eurípedes. Para mim também não é o género preferido, apesar de já ter representado Shakespeare num curso de férias em Inglaterra e de uma das melhores peças que vi ter sido "Eurípedes para duas mulheres"! Mas focando e voltando ao essencial, existem peças de teatro fantásticas. 

Quanto à terceira desculpa, que até percebo, ainda mais em altura de crise, convenhamos que os actores, se não fizerem televisão, não vivem propriamente bem. E para além de terem as necessidades normais de qualquer ser humano como comer, vestir, pagar as contas etc, ainda têm de manter uma estrutura, o próprio teatro (fisico).

Acredito que o teatro pode tornar-se um vício, mas para isso é preciso ir ou voltar a ir. E uma amiga apresentou-me a solução ideal. Rápida, barata e dá milhões... de boa disposição e cultura. Falo do Teatro Rápido. É logo ali no Chiado, o que permite dar uma voltinha no Bairro a seguir. É rápido, cada peça dura cerca de 15 minutos e barato cada quarto de hora de espectáculo só custa 3 euros.

O conceito não podia ser mais interessante. Entra-se compra-se os bilhetes que se quer e espera-se no bar. De 15 em 15 minutos peças novas. 4 normalmente. São quatro salas. Uma senhora chama: "Sala 2". Os espectadores para esta sessão juntam-se para ouvir a lengalenga "Por favor, não falem nos corredores e desliguem os telemóveis. Sentem-se nas cadeiras, se não chegar podem sentar-se no chão!". Logo... ambiente altamente descontraído e o resto senso comum... Se há 4 salas não se deve fazer barulho ao passar e os telemóveis...

E pronto... Segue-se esta Senhora simpática e em 15 minutos vê-se uma actuação tão rápida que até parece que só passaram 5.

Todos os meses o tema é diferente. Em fevereiro era o Amor. Este mês "Em nome do Pai". Para quem ficou interessado, pode consultar todas as informações aqui

Bons espectáculos,

P.S: Pode ser que ainda nos encontremos por lá... Quero ver os deste mês!



Sem comentários:

Enviar um comentário