23 janeiro 2013

A crise e o empreendorismo

Todos os dias tenho tenho convites ou de alguma forma chegam a mim no facebook páginas de pequenos negócios. Sejam eles de produtos artesanais, revenda, roupa, bijuteria ou comida para fora, todos têm algo em comum: o espirito empreendedor de alguém que resolveu aproveitar a crise para partilhar com o mundo aquilo que faz melhor.

A minha grande questão é qual o grau de adesão dos portugueses a estes projectos e quais as áreas de negócio que melhor se dão online. O que é que distingue os que vencem dos que ficam para trás? Será que há muita gente a encomendar um bolo online em vez de ir à pastelaria comprar? Preferem comprar roupa online, sem experimentar (alguns fazem trocas), a ir à loja e comprar? A verdade é que nestes pequenos projectos se encontram peças bem mais exclusivas mas nem por isso, muitas vezes, mais baratas que as industriais que podemos comprar em qualquer centro comercial. A exclusividade tem o seu preço e muitas vezes a diferença nem é significativa. Como tudo na vida, tem prós e contras, mas uma coisa que devemos ter presente é que ao comprar nacional estamos a trabalhar para uma economia melhor, reduzindo as exportações e com isso equilibrando a mal fadada balança comercial. Comprar giro e nacional? I'm in!!! Já todos sabem que o dó mi sol é fã deste género de projectos e já temos divulgado alguns e até feito passatempos sempre que gostamos do produto de alguém que gosta de nós. :) Se tens um pequeno negócio e o quiseres partilhar conosco, não deixes de nos enviar um e-mail (domisolblog@gmail.com)!

Enquanto não tenho respostas para as minhas perguntas, vou fazendo LIKE nos projectos que me agradam!

Boas compras,

Mi.

Sem comentários:

Enviar um comentário