20 dezembro 2012

Gugu dadá ou bebelês!!!

E quando os "piquenos" chegam à fase do Gugu Dadá???

O meu está com um ano. Já diz várias coisas há muito tempo (como Mãe desde os 7 meses - um orgulho)... depois diz "Mé" que siginifica meu, "dá tá" que se traduz por já está, papa, não ou nã, nã, nã, "ma mão" que é ão ão, ou seja, cão, batata...

Mas muito mais diz ele e de forma bastante incisiva sem eu nada perceber!!! É aquilo a que chamo "bebelês". Uma lingua estranha para nós adultos, mas que na realidade já falámos e que, não se sabe bem porquê, perdemos a capacidade de reconhecer...

Claro que eles, os nossos mais que tudo, devem estranhar e pensar "esta gente é toda burra"... "Estou farto de repetir, berrar e até já apontei e nada???" E nós com muita paciência continuamos a tentar perceber o que eles querem e, às vezes, a rir do seu ar incisivo ou indignado!


Uma coisa vos digo se existe dicionário de "bebelês" acho que o gigante "tipo da verbo" pertende à Mãe e o mais pequeno "tipo de bolso" ao Pai... É que mesmo sendo ultra presente, os homens são um bocadinho mais distraídos, certo?

Bem... Se estão na fase do Gugu Dadá como eu, boa sorte a aprender bebelês e não se esqueçam que é tarefa ingrata. Quando finalmente deciframos o que quer dizer determindo som, passam-nos a perna e dizem a palavra correcta... Uns sacaninhas!!!!

Agora só um apontamento um bocadinho mais sério. Há bebés que falam cedo e outros mais tarde... Há até bebés que não dizem nada até tardissimo e, de repente, começam com um chorrilho de palavras... Isto nada tem a ver com serem mais ou menos inteligentes... Uns estão mais virados para uma coisa, outros para outras... E não esquecer o famoso ditado "Ao 1 andante, aos 2 falante"!

Dó.

2 comentários:

  1. Cara Mi
    Gozem todos os momentos que podem com ele pois eles passam muito rápido.
    A fase seguinte do poquê? também é gira mas um pouco mais cansativa...
    Bom Natal
    O mesmo AF da Sol :P

    ResponderEliminar
  2. Olá AF,

    Daqui a Dó (quem escreveu o texto)... Ainda não senti tanto essa questão que tanto me referem do tempo porque é tão absorvente que ainda não deu para parar e pensar nisso! Mas acredito que não tarda perceba.
    Obrigada pelo conselho!
    Um óptimo Natal.

    ResponderEliminar