06 fevereiro 2013

A nova grelha da RTP

Ao contrário do que todos adoram dizer, nem todos os serviços públicos funcionam mal!!

E a prova disso é a nova grelha da RTP, o nosso (ainda.. e eu espero por muito tempo!) serviço público de televisão.




Esta nova grelha alia os desígnios que lhe estão (agora!) inerentes - formar, informar e divertir - ao facto de aparentemente ter um orçamento 20% mais baixo que o de 2012 - o que, em ano de crise "à séria", parece muitíssimo bem aos olhos de quem vê!!

E quem ainda não viu, dê uma espreitadela que não se vai arrepender!! Manteve-se o Preço Certo é verdade, mas é o único do género que por cá ficou.. 

O horário nobre foi radicalmente alterado: o Telejornal passou a ser de 40 a 45 minutos, seguindo-se o 360º, um programa apresentado por João Adelino Faria e José Rodrigues dos Santos e que dá maior ênfase ao que de mais relevante foi notícia do dia. Nos dias de semana, seguem-se programas como Termómetro Político, Nosso Tempo, De Caras, Linha da Frente e Sexta às 9 - todos programas de informação.

Mais tarde, a série Sinais de Vida (que retrata o dia-a-dia de um hospital, com alguns romances à mistura), o documentário musical Não Me Sai da Cabeça (com referências musicais que insistem em não nos largar), a reportagem genealógica de conhecidos em Quem É Que Tu Pensas Que És, a história de Portugal versão resumida e facilitada em Conta-me História e as fantásticas aventuras dos Portugueses Pelo Mundo.

Recuperaram-se séries humorísticas como A Mãe do Senhor Ministro e Os Compadres e a Praça de Alegria e Portugal no Coração só mantiveram o nome mesmo - de resto, a ideia é dar a conhecer a verdadeira cultura em Portugal (hoje já receberam os nossos queridos Maltês, que tiveram direito a - imagine-se! - tocar seis músicas em directo.. coisa antes raramente vista!!). Continuação temporal de Conta-me Como Foi, aparece agora Depois do Adeus, série que arranca em 1975 com o regresso dos retornados e que acompanha os portugueses ao sábados à noite. 

Last, but not least.. O debate Prós e Contras passou a dar ao Domingo e divide as atenções com Odisseia, "Créme de la Créme" do humor em Portugal, que só podia ser protagonizado pelo brilhante e delicioso Gonçalo Waddington e pelo imperdível Bruno Nogueira!!

Desculpem tanta conversa, ando fascinada com esta nova grelha e tinha que vos pôr ao corrente de tudo!


sol.

P.S. Não, este post não foi patrocinado . quem me conhece - e vocês já conhecem um bocadinho! -, sabe que tal não seria possível!! Mas que era bom, era!!

*Foto: Google

2 comentários:

  1. Querida Sol da minha vida
    O seu fascínio revela uma alteração da sua orbita com consequências futuras imprevisíveis.
    Não me deixa outra alternativa do que a convidar para sair de modo a desviar a sua atenção da caixa hipnótica.
    Sempre seu.
    bjs
    Neptuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Neptuno,

      Lamento desapontá-lo, mas não só gosto de ver televisão, como delicio-me a ver.. (calma.. inspirar, expirar..) reality shows!! Por outro lado, também adoro ver programas de história, cultura, música, etc.. Na verdade, papo tudo o que me consegue chamar a atenção por mais de 5 minutos e o problema é que isso não acontece com frequência!!

      Independentemente de ser um canal público ou privado (mas feliz por ser público!), não podia deixar de manifestar uma profunda satisfação pela mudança, abruptamente positiva, da grelha da RTP!!

      Por fim, Neptuno.. peço desculpa, mas não saio com deuses, nem com planetas. Acham sempre que têm mais poder que eu!!

      Beijinhos,
      sol.

      Eliminar