05 fevereiro 2013

Testes em animais banidos na UE





Depois de anos de luta, uma grande vitória!


Há uns dias atrás, Tonio Borg, comissário da União Europeia anunciou através de carta aos activistas contra as experiencias em animais, que a UE vai proibir a partir de 11 de Março de 2013 a importação e venda de produtos de cosmética testados em animais.

As alternativas existem e os muitos argumentos contra os testes em animais já foram comprovados. Razões de ordem económica, como os custos altíssimos da manutenção de biotérios (viveiro de animais para pesquisas laboratoriais ou objetivos semelhantes), de ordem ética - será preciso enumerá-las??? - e de ordem científica, têm sido apresentados por diversos grupos activistas dos direitos dos animais.



O facto de não favorecer fortes grupos de interesses faz com que os argumentos de ordem científica sejam muitas vezes ocultados do grande público. Por cá, a Plataforma de Objecção ao Bitério (POB) tem-se esforçado por divulgar ao máximo os argumentos contra a experimentação animal e as alternativas a este método, que isto não pode ser só dizer mal!! No site da POB podem ler em detalhe os diversos argumentos e explicação detalhada das alternativas.

Alguns exemplos dos argumentos científicos, que penso serem os mais fortes para os mais cépticos, são:

-  "(...) apenas 8% dos medicamentos que obtêm resultados positivos em animais não humanos são considerados seguros nos ensaios clínicos com humanos (...)"

- "Devido a diferenças metabólicas, fisiológicas e genéticas entre as várias espécies animais, estudos que utilizam animais não-humanos como modelos para estudar as doenças humanas não resultam em conclusões cientificamente correctas na previsão dos efeitos em humanos."

Isto são apenas exemplos, retirados do site da POB, onde podem ler mais sobre o assunto, incluindo exemplos reais em como a experimentação animal não só não foi benéfica como ainda atrasou o avanço científico.

Ainda há um longo caminho a percorrer, mas este pode ser considerado um grande passo para os animais e um enorme passo para a Humanidade!

Live and let live,

Mi.

Sem comentários:

Enviar um comentário