26 junho 2013

Há modas e modas... E há aquelas de ir e voltar!

Pensam que vou falar de roupas???!!! Da Chanel??? Não, não!
Se há moda que perdura e à qual não resisto o ano inteiro (apesar de antigamente só ser acessível parte do ano) é a de um belo Santini. E atenção: Não disse gelado, disse SANTINI. Há uma diferença substancial. Um é gelado, o outro é "I gelati più fini del mondo!"

 
Com um pai que nasceu na linha, que passava férias no Estoril e trocou Lisboa por Cascais (enquanto solteiro) ir ao Santini é programa que conheço desde tenra idade. E a tradição mantém-se. O meu mais que tudo provou, pela primeira vez, Santini com cerca de 8 meses. Só uma colherzinha que gentilmente cederam de sorvete de melão. Sim, porque eu sou viciada na mistura do ácido e doce, do limão e chocolate (não sendo estes os sabores mais indicados para um bebé). E claro, ele que até é mais dado aos salgados, simplesmente, adora! Quem sai aos seus...
 
Sou daquelas que tem cartão todos os anos. Evito as filas, tenho um gelado gratuito e dada a assiduidade... Compensa! (Mas não contem a ninguém... Quanto menos pessoas com cartão, melhor!) 
No Inverno vou menos, admito... Todavia mal começa o calor, um gelado depois do jantar é programa na certa . A pé... hoje em dia de carrinho em punho (apesar de o baby muitas vezes dizer "a pé!"), marido à tira-cola ou amigas a palrar e... que delícia... Melhor não podia ser. para colmatar é provável encontrar pessoas que não via há anos (para além dos habituais), mesmo que de outras partes de Lisboa. Bem... agora se calhar essas ficam pelo Chiado, mas convenhamos... em Cascais tem mais charme. O primeiro é sempre o primeiro (apesar da mudança de sítio, alguém se lembra que inicialmente era no tamariz?)
 
Há sítios que, apesar de não serem monumentos, são marcos gastronómicos a não perder, certo? O Careca no Restelo, os Pastéis de Belém na terra que lhes dá o nome, o Alfredo's em Roma... O Santini em Cascais. Eu tento não perder nenhum de vista...
 
 
Agora só me resta agradecer ao Senhor Attilio Santini por em 1949 ter resolvido fazer e vender estas iguarias e esperar pelo fim do jantar para lá voltar... Porque há modas e modas e esta é de ir e voltar (e mesmo com o serviço de entregas em casa que disponibilizam é muito mais giro lá passar)!
 
Vemo-nos lá?

Sem comentários:

Enviar um comentário