Sim, sei que os cabelos ondulados estão na moda e toda a gente me diz que volume é giro (aliás, toda a gente, menos quem o tem!!!)... Mas já se sabe que em questões de cabelo rara é a mulher que está contente com o que tem... Ou é liso demais, ou demasiado encaracolado, ou rebelde, ou com muito volume, ou, ou, ou...
No meu caso até gosto de alguns jeitos (ondas pequenas), mas dispenso o volume e aquela electricidade estática que faz parecer cabelo de bruxa. No Verão o mar e a piscina até lhe tiram o volume, o ar tem menos humidade e não sinto tanta electricidade, por isso só costumo fazer alisamentos no final desta altura, mas sei que há quem queira fazer já e para vocês deixo algumas dicas...
Eu como gosto de poder ter jeitos e hidratar o cabelo faço o marroquino (já fiz desfrisagens e escova progressiva, mas não gostei e como com este correu bem... costuma-se dizer que em equipa vencedora não se mexe).
Por isso começo por descrever este e depois os outros que conheço:
Marroquino:
O que é: Basicamente é a reposição da queratina que os cabelos vão perdendo, assim alisa e hidrata. Os cabelos ficam lisos se secos com secador (mesmo sem escova), mas se secar ao ar ficam com alguns jeitos que adoro. Isto porque o calor activa este alisamento.
Como é feito: Primeiro o cabelo é lavado para tirar todos os residuos, gorduras etc. Depois é aplicado o produto madeixa a madeixa de cabelo. Depois o cabelo é seco e passa-se chapa para fechar as cutículas. a aplicação demora cerca de 3 horas.
Cuidados a ter: Esta técnica não tem contra-indicações, podendo ser aplicada em cabelos pintados, por exemplo. Após a aplicação o cabelo pode ser lavado e apanhado no mesmo dia.
No entanto, cada caso deve ser avaliado pelo cabeleireiro (aliás como em todos os tipos de alisamento).
Duração do alisamento: Dizem que cerca de 4 meses... A mim já durou 6...
Escova definitiva ou Alisamento Japonês:
O que é: É um processo químico que modifica a estrura interna do cabelo através da cauterização. Neste caso, a parte que foi alisada do cabelo assim permanece... Não sai com as lavagens, o que obriga a ir retocar conforme o mesmo cresce, mas para quem pretende um liso definitivo e asiático é solução.
Como é feito: É feito com formol ou amônia. O alisamento pode demorar cerca de 2 a 9 horas a ser feito, tudo depende do tamanho e quantidade de cabelo.
Cuidados a ter: Este é um processo químico forte. Cada caso deve ser avaliado por um técnico. O cabelo não deve ser nem lavado nem apanhado nos dias seguintes
Duração do alisamento: Cerca de 6 meses. Quando a raiz começa a aparecer frisada deve ser retocada.
Escova progressiva:
O que é: É um alisamento progressivo. Ou seja, conforme vai sendo repetido vai aumentando o tempo de duração e deixando os cabelos mais lisos e menos volumosos. Pelo que apurei é mais químico que o alisamento marroquino, mas também hidrata. Deve ter-se em atenção que reduz mais o volume do que alisa, pelo menos numa primeira fase. Pelo que se querem efeito liso, deve ser feito primeiro um relaxamento.
Como é feito: O método de aplicação é identico ao do alisamento marroquino e também demora cerca de 3 horas.
Cuidados a ter: Depois de feito este alisamento com formol, não se deve lavar o cabelo durante 3 dias nem apanhá-los ou colocá-los atrás da orelha para que não fiquem marcados.
Duração do alisamento: cerca de três meses.
Escova de chocolate:
O que é: Basicamente é uma drenagem capilar à base de chocolate, que hidrata e tira o volume. Idêntica à progressiva, mas usa extracto de cacau em vez de formol. É menos agressiva, mas o resultado também é menos evidente.
Como é feito: Idêntico à escova progressiva e alisamento marroquino. O alisamento demora cerca de 3 horas a ser aplicado.
Cuidados a ter: Fale com o técnico primeiro... Quem tem seborreia pode ver este problema aumentado.
Duração: Cerca de dois meses.
Onde fazer: Já vi várias vezes em sites de desconto estes tratamentos à venda, mas honestamente nunca comprei nenhum... Eu, pessoalmente, faço num cabeleireiro barato de rua, na Parede... É um cabeleireiro onde trabalham essencialmente brasileiros... E quem percebe mais deste tipo de tratamentos que os brasileiros? Chama-se Toque Perfeito...
Espero ter ajudado e que só tenham "Good hair days" daqui para a frente,
Dó.
P.S: Também já ouvi falar de um alisamento a laser que parece fazer com que os produtos penetrem melhor nos fios de cabelo, mas não tenho grandes referências para além disso...